Pular para o conteúdo principal

Núcleos de Justiça 4.0

JFRJ

Exibindo 1 - 5 de 5
Busque dúvidas sobre este assunto
Última modificação
15 Fevereiro, 2024
Resposta

Os Núcleos de Justiça 4.0 fazem parte do esforço contínuo de modernização do Poder Judiciário. Foram criados a partir da Resolução CNJ 385/2021, com o objetivo de aumentar a eficiência e a rapidez com que os processos são julgados. Para atingir essa meta, são utilizadas ferramentas tecnológicas, como o processo eletrônico e inteligência artificial.
Nos processos que tramitam nos Núcleos de Justiça 4.0, os atos são praticados exclusivamente de forma eletrônica. Assim, as comunicações processuais, por exemplo, podem ser feitas por e-mail ou mensagem de aplicativo, o que agiliza o processo e reduz o tempo de espera. Da mesma forma, as audiências são feitas por videoconferência.
Os Núcleos de Justiça 4.0 atuam em auxílio às Varas e Juizados recebendo parte dos processos que seriam distribuídos a estes.

Última modificação
9 Maio, 2024
Resposta

Na Seção Judiciária do Rio de Janeiro existem 6 Núcleos de Justiça 4.0 especializados em matéria previdenciária e com competência para julgar processos ajuizados em qualquer localidade do Estado do Rio de Janeiro. 

Última modificação
15 Fevereiro, 2024
Resposta

Os Núcleos de Justiça 4.0 são unidades virtuais. Isso significa que não estão vinculados a nenhuma localidade e não funcionam em instalações físicas. Os servidores e magistrados trabalham de forma remota, através da internet.

Última modificação
9 Maio, 2024
Resposta

No momento, há 6 Núcleos de Justiça 4.0 com competência para processar e julgar matéria previdenciária.  No caso dos Núcleos de Justiça 4.0 com competência previdenciária, os processos que são normalmente ajuizados pelos advogados ou pelos próprios autores são sorteados no momento da distribuição e encaminhados aos Núcleos. Caso o advogado ou o próprio autor não deseje que o processo tramite em um Núcleo de Justiça 4.0, seja porque não tem acesso à internet, não tem equipamento de informática ou não sabe utilizar, deve se manifestar na primeira oportunidade. O processo será remetido a uma Vara ou Juizado tradicional. 

Última modificação
22 Fevereiro, 2024
Resposta

O atendimento é feito exclusivamente por meio do Balcão Virtual e por e-mail. Veja a relação de endereços eletrônicos.

Forma(s) de contato ou de consulta para este assunto