JFRJ
Com um quadro de profissionais qualificados, a equipe de Psicologia possui as seguintes formas de atendimento:
Atendimento individual
O Serviço de Psicologia constitui-se como um espaço de apoio e escuta inicial para magistrados e servidores.
A busca pelo serviço pode ser relacionada a situações existentes no ambiente de trabalho ou na vida pessoal.
Após o acolhimento e a avaliação iniciais, é dado o encaminhamento adequado à necessidade do magistrado/servidor.
Caso a indicação seja para um tratamento psicoterapêutico, será proposto o encaminhamento para um profissional externo qualificado, referenciado ao Programa Papsi. Poderá ser também oferecido um acompanhamento no próprio serviço, quando se tratar de uma questão delimitada relacionada ao trabalho.
Atuação organizacional
O serviço atua em ações de alcance coletivo, na área de prevenção e promoção de saúde, como o Programa de Gerenciamento do Estresse, em que, em conjunto com o Serviço Social, é oferecido um espaço de escuta e de acolhimento para orientações sobre conduta de prevenção e de autogerenciamento em estresse. Ainda nesse programa pode ser realizada a avaliação do nível de estresse por meio da aplicação de um instrumento validado.
Também atua, em parceria com a SEPER, no Programa de Recolocação de Servidores (PRS), que atende os servidores que são colocados à disposição da Administração, promovendo seu acolhimento para que possam se adaptar à nova lotação.
O objetivo da iniciativa, a longo prazo, é diminuir a incidência de servidores que são colocados à disposição. O programa é composto por três etapas: acolhimento, análise dos motivos e plano de desenvolvimento individual.
A procura pelo Serviço de Psicologia poderá ocorrer também para compartilhar dificuldades e obter ajuda em questões sobre gerenciamento do grupo de trabalho.
Ainda no propósito de atender às demandas institucionais coletivas, o serviço de Psicologia participa, com temas pertinentes a sua área de atuação, de campanhas de promoção à saúde e de qualidade de vida no trabalho.